GEOTERAPIA

 

O que é

A Geoterapia refere-se a  efeitos terapêuticos presentes no solo e podem ser utilizados para o benefício da nossa saúde. De todas as terras com propriedades curativas, as argilas são os mais utilizadas e mais conhecidas. Desde os tempos antigos, as propriedades terapêuticas têm sido atribuídos a certas classes de terra, que em alguns casos não foram sempre devidamente anotadas, mas que acabou por ser outro eficiência inesperado.

A Geoterapia, ou o uso de terra como um remédio terapia tem sido praticada nas mais diversas formas:

A partir da aplicação de pasta de argila na pele (tratamento atualmente utilizado com maior frequência) para o consumo de diferentes tipos de terrenos. Esta última técnica tem eficácia limitada porque existem naturalmente no solo contaminado, por isso pode ser perigoso para ingerir terras desconhecidas ou baixo contraste. De qualquer forma, não se esqueça de que muitas crianças que têm o hábito de comer terra  sofrem de intoxicação pelo metal chumbo ou que sofrem de uma anemia de difícil tratamento. Propriedades curativas da argila A argila é usada na geoterapia, devido aos seus efeitos absorventes e reguladores de temperatura, que se ligam antiácido e propriedades curativas. A sua capacidade absorvente é revelada porque é capaz de tomar as substâncias tóxicas ou feridas da pele e absorver, facilitando a cura e a eliminação de substâncias tóxicas a partir da pele. Uma aplicação é o tratamento do acne juvenil.

A argila também tem uma grande habilidade para conduzir o calor, tornando-se útil em cataplasmas que são colocados sobre a parte afetada.

 

As cataplasmas de argila pode ser frio ou quente, dependendo da necessidade do paciente:

Se a condição faz com que a pele está quente e abafado, o molho de barro será frio, mas quando se trata de fornecer calor a um corpo ligeiramente atenuada, é melhor aplicar uma compressa quente. Os cataplasmas são argila, mas uma mistura de argila e água, sob a forma de lama, que tem de ser colocado sobre a pele uma camada fina. Aplicação sobre uma superfície quente da pele (um abscesso, um trauma , etc.) faz com que a água evapore da massa, e, no processo de evaporação consome o calor do corpo, deixando a pele fresca e relaxada. Por suas virtudes refrescante, resfriamento da área afetada para secar a pasta de argila alivia a dor de entorses ( tornozelo ).

O banho de lama

Banhos de argila são indicadas em muitas condições, mas são especialmente aqueles que afetam as articulações, tais como o caso da artrite reumatóide, reumatismo, gota, etc .Também é usado para tratar abcessos, furúnculos, feridas e úlceras.

 

A Geoterapia

Geoterapia: os poderes medicinais da argila

A geoterapia é uma terapia tão antiga quanto a fitoterapia e quanto a própria humanidade. Essa terapia é a utilização de argila, lama e outras formas de terra no tratamento de diversos males. Ela tem diversas funções e propriedades terapêuticas, mas não serve para tratar ou curar todos os males. Pra que a geoterapia seja realmente eficiente é necessário um tratamento holístico incluindo atividade física adequada, alimentação balanceada e desintoxicante, hidratação,exercícios respiratórios e ar puro e repouso reparador. As suas principais funções são a desintoxicação e a tonificação do organismo.

Propriedades terapêuticas da argila

As principais propriedades terapêuticas da da argila são:

Limpeza do organismo:

Desintoxicante, absorve e decompõe matéria pútrida, pus, sangue pisado e toxinas (principalmente adicionado a carvão vegetal); Anti-séptico e desinfetante, ajuda a combater processos infecciosos eimpede proliferação de corpos parasitários; Descongestionante, estimula a excreção de toxinas e excessos do organismo (quanto mais quente, mais descongestionante); Desodorante; Absorve e neutraliza radioatividade excessiva; Purificador;

Tônico e equilibrante do organismo

Ativador de circulação sanguínea e linfática;

Ativador do sistema nervoso e de glândulas sebáceas;

Reconstituinte de glóbulos vermelhos;

Tônico dos órgãos e regularizador do metabolismo;

Antiinflamatório;

Regenerativo e cicatrizante;

Refrescante ou aquentador, é equilibrante térmico do corpo, absorvendo o calor do organismo ou oferecendo calor ao organismo;

Alivia dores e tensões; Calmante;

 

Outras características

Emoliente quando usada morna ou quente; A terra contém toda a matéria de que é feito o organismo vivo; Retira energias doentes e repõe com energias saudáveis; Estimulante de fluxo energético saudável. Tipos de argila Existem diversos tipos de argila: branca, verde, preta, amarela, vermelha, cinzenta e outras. Ainda não se sabe com exatidão quais as diferenças de propriedades terapêuticas entre elas. Cada argila tem proporções diferentes de componentes minerais como ferro, magnésio, cal, alumínio, cálcio, sódio, potássio,sílica e titânio, mas no geral todas tem as mesmas funções terapêuticas. Pela falta de estudos científicos na área, ainda não se pode afirmar que existam diferenças entre os tipos de argila e nem se sabe como se dão as propriedades. No entanto, as propriedades podem ser observadas no uso clínico e aproveitadas por todos, pois é uma terapia acessível a todos. Por isso, para identificar qual argila é mais adequada para o caso é necessário experimentação com tentativa e erro. No geral, há algum conhecimento popular sobre a diferença de aplicação entre os diferentes tipos de argilas: Argila amarela É rica em silício, alumínio, ferro, potássio e oligoelementos. Tem efeitos tensor, ativador da circulação, rejuvenescedor da pele,adstringente, contribui para equilíbrio iônico, hidratante e desintoxicante.Própria para todos os tipos de pele.


Funções terapêuticas da argila

A argila possui partículas microscópicas com elevado poder de absorção de toxinas e calor; possui também os elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, como silício, alumínio, cálcio, ferro, potássio, magnésio entre outros; tem propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes.

Desobstrui os interstícios celulares;

Elimina toxinas; Estimula a microcirculação cutânea;

Segundo certas crenças permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada; Promove uma microabrasão (peeling suave);

Regula a produção sebácea;

Regula a queratinização;

Regulariza a temperatura do órgão enfermo, uniformizando a irrigação sanguínea 


AGENDE SUA CONSULTA