O QUE É FITOTERAPIA?
A fitoterapia é baseada na presença de princípios ativos de origem vegetal, ou seja, ela é um tratamento e serve como forma de prevenção de doenças utilizando plantas, partes de plantas e algumas preparações feitas com plantas.
Segundo a terapeuta corporal holística Silvia Yamamoto, “Fitoterapia é a sabedoria milenar da utilização das plantas medicinais transmitida de geração a geração para tratar de várias enfermidades que afligem o corpo. Já diziam nossos avós, está com problema no fígado, tome chá de …”
Para que serve a fitoterapia
A fitoterapia é considerada uma especialidade médica, ou seja, ela faz parte da medicina alopática. Portanto, ela é considerada mais do que uma terapia alternativa, e sim uma ferramenta para a promoção da saúde.
Pode-se considerar medicamento fitoterápico toda preparação farmacêutica (extratos, pomadas e cápsulas) utilizando como matéria-prima partes de plantas (folhas, caules, raízes, flores e sementes) com reconhecido efeito farmacológico.
Os usos da fitoterapia são inúmeros no tratamento de doenças agudas e crônicas. Podemos citar o uso da passiflora (princípio contido na folha do maracujá) no combate à insônia; o uso da babosa contra a queda de cabelo; e a arnica em pomadas para casos de traumas, dores musculares e articulares.
Cuidados com a fitoterapia
Apesar de crença popular de que “o que vem da natureza não faz mal”, isso não é verdade.
É preciso ter cuidado no uso das plantas, pois algumas podem ser tóxicas.
AGENDE SUA CONSULTA E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS